NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Audiência Há 20 dia(s)

Audiência Pública Eletrônica para Elaboração da LDO 2025

Elaboração da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias do Exercício Financeiro de 2025

#LeiPauloGustavo Há 124 dia(s)

Inscrições Abertas: CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL - Lei Paulo Gustavo

Dias 25, 26 e 27 de janeiro. Curso 100% Grátis!

#LeiPauloGustavo Há 188 dia(s)

Abertura do EDITAL Nº 003/2023 "MAESTRO JOAQUIM" - CURSO DE FORMAÇÃO - PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS (LPG-2023)

Abertura do EDITAL Nº 003/2023 "MAESTRO JOAQUIM" - CURSO DE FORMAÇÃO - PRODUÇÕES AUDIOVI [...]

#LeiPauloGustavo Há 221 dia(s)

Resultado Preliminar - (PROJETOS PRÉ-CLASSIFICADOS) Editais "ZÉ PARAÍBA" e "PEDRO BANDEIRA" (LPG-2023)

Editais "ZÉ PARAÍBA" e "PEDRO BANDEIRA" (LPG-2023)

#CPL Há 229 dia(s)

Convocação de Reunião (dia 06/10/2023) - Licitantes Participantes da TOMADA DE PREÇOS Nº 00003/2023

Reunião no dia 06/10/2023, às 09:00 para classificar os devidos vencedores dos itens 02, 03, 05, 06, 07, 08, 09 e 10

#Educação Há 229 dia(s)

Prorrogação da Divulgação dos Resultados "PRELIMINAR" e "FINAL" - PSS Nº 005/2023 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - VIGIA

O Município de São José de Piranhas/PB, através de sua Secretaria Municipal de Educação, [...]

#LeiPauloGustavo Há 236 dia(s)

Prefeitura de São José de Piranhas Convoca Pareceristas Habilitados no Edital SECULT/2023

Convocação de Classificados no Edital SECULT/2023 - SELEÇÃO DE PARECERISTAS - LEI PAULO GUSTAVO (LPG-2023)

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito